Empreendimentos Even By Rafaela Novais

Empreendimentos Even By Rafaela Novais
Seja bem vindo!

Sou consultora e_business, on-line da Even Construtora, terei prazer em apresentar nossos empreendimentos. Ao chegar nos stands de venda, procure por Rafaela da Even, isso lhe garantirá uma negociação direto com a Even.

Click em um dos Empreendimentos abaixo:

Você procura um empreendimento, consulte-me!

Informações, matérias, empreendimentos:

sábado, 19 de dezembro de 2009

Tendências do mercado imobiliário brasileiro - por Diego Simon

Diferente de outras crises, a atual crise financeira foi originada nos EUA, e se disseminou rapidamente pelos países desenvolvidos, provocando diminuição do crédito e recessão. Por outro lado, os países emergentes estão em tendência oposta, com conjuntura econômica favorável ao crescimento econômico. Neste contexto, o mercado imobiliário brasileiro encontra-se em posição privilegiada em relação ao mercado mundial, com excelentes perspectivas de crescimento.


O setor tem crescido de forma consistente nos últimos anos, com o aquecimento da economia e o aumento do crédito imobiliário. Além disso, os investimentos em imóveis têm sido muito beneficiados pela estabilidade da economia brasileira, que possibilita o planejamento de investimentos no longo prazo, sem sustos inflacionários.

Nos anos 90, as altas taxas de juros pagas pelo governo brasileiro diminuíram a taxa de atratividade dos investimentos em imóveis, reduzindo a demanda neste mercado. Emprestar recursos ao governo passou a ser mais rentável que os investimentos imobiliários, que mantiveram preços baixos para os padrões internacionais.

Entretanto, com a constante diminuição da taxa básica de juros a partir de 2005, e o expressivo aumento de recursos para o financiamento de imóveis, o mercado imobiliário brasileiro tem crescido rapidamente, tornando-se muito atrativo para os investidores. Atualmente, o Brasil ainda possui taxas altas para os padrões internacionais (Selic de 12,75% a.a.), porém é provável que em 2009 haja cortes, com o objetivo de aquecer a economia. Segundo o presidente Lula, o corte da taxa de juros e o aumento do crédito são estratégicos para combater os efeitos da crise internacional.

Ao contrário dos mercados desenvolvidos, o setor imobiliário brasileiro está apenas no início do ciclo de expansão do crédito, e conta com um grande mercado inexplorado. Apesar da expressiva valorização nos últimos anos, os preços dos imóveis ainda estão baixos, se comparados aos padrões internacionais, oferecendo grande potencial de valorização.

Com um déficit habitacional próximo de 8 milhões de moradias, e parte das residências inadequada para o uso, o mercado brasileiro possui uma grande demanda represada, gerando muitas oportunidades de negócios. O crescimento da classe média (atualmente 52% da população) é outra tendência importante, pois tem aumentado a demanda por imóveis, movimentando o setor.

Outro fator importante, a crise internacional trouxe incerteza aos mercados financeiros, tornando os investidores mais cautelosos e avessos ao risco. Neste cenário turbulento, os imóveis costumam ser considerados um “porto seguro”, servindo como proteção para os investimentos no longo prazo. Além disso, proporcionam boas oportunidades de apreciação de capital, quando bem selecionados e comprados a preços competitivos.

Em síntese, a conjunção destes fatores tem colocado o Brasil como foco dos investimentos imobiliários internacionais, com grande aumento dos investimentos estrangeiros no país. O mercado tem oferecido excelentes oportunidades de investimentos em imóveis, setor que deve manter seu crescimento nos próximos anos, com demanda crescente e grande potencial de valorização do capital investido.